Comunicação

Comunicação ver mais
28/10/2020 | Acest

A importância da inspeção anual de alarme de incêndio

A importância da inspeção anual de alarme de incêndio

 

* Darlessandro Ribeiro

Engenheiro elétrico e diretor-financeiro da Acest

 

Sua edificação ou propriedade já teve uma inspeção anual do sistema de alarme de incêndio este ano? Os sistemas de alarme de incêndio são elementos vitais para a segurança e proteção de sua propriedade, seja ela residencial ou comercial. São esses equipamentos os responsáveis por garantir que os ocupantes da edificação sejam notificados e avisados em caso de incêndio. E também podem ser os responsáveis por alertar o Corpo de Bombeiros local para atender e controlar o sinistro.

O sistema permite que as pessoas usuárias ou moradoras da edificação possam sair com segurança do prédio, e o Corpo de Bombeiros seja comunicado rapidamente da ocorrência. Mas, apenas ter o sistema de alarme não garante que tudo isso aconteça. Os equipamentos de sua propriedade devem passar por uma manutenção e inspeção anual para garantir que estão em pleno e perfeito funcionamento.

 A inspeção anual do sistema de alarme de incêndio envolve muito mais do que disparar um alarme sonoro e confirmar se as sirenes soam e os sinalizadores luminosos de emergência piscam - embora o teste destes dispositivos seja um passo fundamental da inspeção. Os sistemas de alarmes de incêndio atuais e modernos integram-se totalmente com outros sistemas da edificação e podem ser com ou sem fios e cabos. Uma adequada inspeção anual do sistema de alarme de incêndio deve ser realizada por profissional qualificado e capacitado, afinal envolve critérios e conhecimentos técnicos especializados para certificação de que todos os componentes estão 100% operacionais para todas as condições possíveis.

 Uma certeza que temos é a de que a energia elétrica poderá faltar quando da ocorrência de um incêndio, e, portanto, tudo no sistema de alarme de sinistros precisa de uma fonte de alimentação, como bateria ou nobreak, que garanta o funcionamento do sistema por tempo suficiente para desempenhar a sua função. Na verdade, em muitos casos são os próprios incêndios que fazem com que a energia elétrica falhe, conforme o evento se espalha, ou o Corpo de Bombeiros que corta a energia elétrica para não haver risco de choque elétrico durante o combate ao incêndio, visto que, na maioria dos casos, o material extintor utilizado é a água.

 Pode parecer lógico, mas na prática nem sempre é. Portanto é necessário testar cada bateria do sistema de alarme de incêndio quanto à carga, voltagem e amperagem adequadas para confirmar se todos os dispositivos do sistema funcionarão corretamente. Em muitos casos e sistemas, isso inclui gabinetes de fonte de alimentação, como banco de baterias centralizadas e adicionais. Como resultado, eles alimentam os dispositivos de notificação, suportes de porta e outros dispositivos alimentados que o Painel de Controle de Alarme de Incêndio (PCAI) aciona.

 Os equipamentos e dispositivos de proteção contra incêndio e pânico que se conectam ao seu PCAI são dispositivos de acionamento, controle e supervisão. Estes dispositivos e equipamentos são detectores de fumaça e detectores de calor, detectores de duto, interruptores do sistema de ventilação, interruptores de fluxo de água (para seu sistema de sprinklers contra incêndio) e vários tipos de amortecedores que supervisionam os sistemas auxiliares que protegem a sua edificação e por consequência o seu patrimônio.

 Durante uma inspeção anual dos sistemas de alarmes de incêndio, um engenheiro especializado testa e inspeciona visualmente a condição e o funcionamento de todos os dispositivos e equipamentos do sistema. Esta ação garante que todos os dispositivos e equipamentos do sistema de alarme de incêndio funcionarão durante um incêndio e atenderão aos requisitos e padrões de exigências das Normas Reguladoras e do Corpo de Bombeiros de seu estado. Isso também garantirá que o PCAI responda corretamente a cada dispositivo e evite alarmes e acionamentos falsos, o que leva ao descrédito do sistema.

 O Corpo de Bombeiros requer e exige um técnico qualificado e habilitado no conselho de classe para realizar a inspeção e documentar todos os testes e inspeções em um laudo e/ou relatório técnico compatível e com o recolhimento e apresentação da ART. Ou seja, significa que cada dispositivo de supervisão e sensoriamento deve ser anotado por número de ponto e localização e que todos os dispositivos de notificação foram confirmados e acionados. Cada dispositivo ou equipamento especificado tem uma nota clara para a carga, tensão e amperagem da bateria, e os resultados dos testes de acionamento e alcance sonoro das sirenes.

 O Relatório de Inspeção inclui também um relatório de todas as deficiências e correções encontradas durante a vistoria e os testes. Este relatório é um registro para que uma manutenção preventiva possa ser programada e agendados os reparos e substituições. Como resultado, os reparos subsequentes garantirão que o sistema esteja operando conforme o projeto originalmente aprovado pelo Corpo de Bombeiros no momento da instalação.

Um Relatório de Inspeção Anual completo, compatível e atualizado pode ser solicitado pelos bombeiros locais a qualquer momento e é um elemento obrigatório para seguradoras e investigações após sinistros e eventos de incêndio.

 

 * Darlessandro Ribeiro é graduado em Engenharia Elétrica e mestrado em Engenharia (UFSC), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (Sociesc/FGV), MBA em Gestão da Produção e da Manutenção (UCL), MBA em Gestão de Projetos (Ipog) e pós-graduado em Engenharia de Segurança contra Incêndio e Pânico (PUC-PR)