Comunicação

Comunicação ver mais
28/04/2021 | Acest

Seminário virtual da Acest atrai público de diferentes regiões do país

Uma grande noite de conhecimento e de troca de informações. Assim foi o Seminário Segurança e Saúde dos Trabalhadores da Área da Saúde, realizado pela Acest nesta terça-feira, 27, à noite pelo canal do YouTube da entidade. Mais de 100 pessoas de diferentes regiões do Brasil participaram da transmissão.
O seminário durou cerca de duas horas e contou com palestras de profissionais de diferentes áreas da saúde e segurança do trabalho: o médico do trabalho Daniel Petkov, o engenheiro de segurança do trabalho Ivomar Mezoni e o advogado trabalhista Roberto Figueiredo dos Santos Jr.
A noite também com a participação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ( Crea-Sc) Carlos Alberto Kita Xavier, e da presidente da Acest e da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança, Karla Zavaleta.
“Mais do que nunca é importante dar valor aos trabalhadores da saúde e cuidarmos da nossa saúde, tanto física, quando emocional e espiritual”, destacou Karla Zavaleta. O seminário foi promovido na véspera da data mundial e nacional dedicada à memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Nesta data, em 1969, uma explosão de uma mina nos Estados Unidos causou a morte de 78 trabalhadores. A tragédia levou os sindicalistas canadenses a lutar para que a data não fosse esquecida e para que acidentes semelhantes fossem evitados. No Brasil, a Lei 11.121/2005 determinou a mesma data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
“Parabéns aos palestrantes. Excelentes explanações, temas pertinentes e colocados de forma clara e didática. Organização impecável”, definiu a vice-presidente da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (Acamt), Ana Maria Ribeiro. “Muito bom e esclarecedor. Parabéns a todos enviados!! Obrigada pela oportunidade!”, acrescentou Viviane Borati.
“Foi uma noite histórica para discutir a salubridade e a oferta de condições dignas para todos os trabalhadores”, ressaltou o presidente do Crea, Carlos Alberto Kita Xavier. “Temos muito o que fazer e contamos muito com vocês na segurança e e saúde do trabalho. Tenho certeza que junto com a Acest faremos um grande trabalho.”