Comunicação

Comunicação ver mais
09/08/2019 | Eventos

Acest adere ao Programa Trabalho Seguro

Acest adere ao Programa Trabalho Seguro - LEX DIGITAL

A presidente da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), Karla Zavaleta, assinou nesta sexta-feira, 9, o termo de adesão da entidade ao Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Programa Trabalho Seguro. O termo foi assinado na 2ª Vara do Trabalho, em Florianópolis, com a juíza do Trabalho, Maria Aparecida Ferreira Jerônimo, gestora auxiliar do programa no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-12).
É a primeira vez que a Acest adere ao programa, uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior de Justiça do Trabalho em parceria com instituições públicas e privadas, entre elas Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e o Serviço Social da Indústria (Sesi).
O programa visa à formulação e execução de projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da política nacional de segurança e saúde no trabalho. O principal objetivo é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.
Entre outros compromissos, os signatários do programa devem fomentar ações educativas e pedagógicas a fim de sensibilizar a sociedade civil sobre a necessidade de combate aos riscos no trabalho ou implementar políticas públicas permanentes em defesa do meio ambiente, da segurança e da saúde no trabalho, fortalecendo o diálogo social.
“Temos um compromisso e responsabilidade ainda maiores a partir de agora, apesar de já realizamos uma série de eventos que contemplam os termos do acordo, como a promoção de ações de conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador, durante o mês de abril (o chamado Abril Verde) que é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho; a realização do congresso bianual sobre Saúde e Segurança do Trabalho, o SulSST; e a parceria com a Fundacentro para as edições do Concurso de Redação e Desenho sobre Segurança e Saúde nas escolas, envolvendo alunos da rede pública estadual de ensino, nos moldes do realizado em 2018”, ressaltou a presidente da Acest, Karla Zavaleta.