Comunicação

Comunicação ver mais
06/03/2020 | Eventos

Ciclo de palestras sobre LER/Dort abre o ano de treinamentos da Acest

Uma tarde muito produtiva e de muita integração e conhecimento. Assim pode ser resumido o Ciclo de Palestras Sobre Ler/Dort, promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-SC), vinculada ao Ministério da Economia, e pela Fundacentro com apoio da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest). O evento foi realizado quinta-feira, a partir das 13h, no auditório da sede da superintendência, que ficou lotado.

“O ciclo de palestras sobre LER/Dort abriu a grade de treinamentos da Acest no ano. Aguardem novos treinamentos e obrigado aos parceiros de promoção”, disse a presidente da associação, Karla Zavaleta, que entregou aos palestrantes agendas personalizadas da Acest.

O dia 28 de fevereiro é o Dia Internacional de Prevenção às LER/Dort. O ciclo de palestras foi promovido para marcar a passagem da data, mas em razão da coincidência com período carnavalesco, foi realizado no dia 5, uma semana depois.

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. Segundo o estudo Saúde Brasil 2018, utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre os anos de 2007 e 2018, 85.822 casos de LER/Dort no Brasil foram notificados à pasta. As LER/Dort afetam músculos, nervos, ligamentos e tendões. Os problemas são caracterizados por sintomas como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga. Podem causar queda da performance no trabalho e até incapacidade.

O ciclo de palestras sobre LER/Dort contou com as participações de Pedro Henrique Maglioni da Cruz, auditor-fiscal do trabalho e chefe do Setor de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTE-SC; Leo Vinicius Maia Liberato, tecnologista da Regional Sul da Fundacentro, Roberto Ruiz, médico do trabalho da UFSC, e Sarah de Araújo Carvalho, auditora-fiscal do trabalho. O evento também contou com apoio do Ministério Público do Trabalho, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Programa Trabalho Seguro e Fórum Segurança e Saúde do Trabalhador de Santa Catarina.
#Acesst #EngenhariaDeSegurançaDoTrabalho #LERDORT #Conhecimento