Comunicação

Comunicação ver mais
23/04/2019 | Eventos

Começa o maior evento de segurança e saúde do trabalho do Sul do país

Começa nesta quarta-feira, 24, em Florianópolis, o maior evento de segurança e saúde do trabalho (SST) do Sul do país. Cerca de 500 pessoas são esperadas no 1º Congresso Congresso Sul-Brasileiro de Segurança e Saúde do Trabalho (SulSST), que ocorrerá até sábado no hotel Maria do Mar.  “O SulSST será um evento de referência e que surge para fortalecer a segurança e saúde do trabalho”, destaca a engenheira Karla Zavaleta,  presidente da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), uma das entidades promotoras do congresso.

A programação envolve a realização de 10 minicursos e cinco palestras apresentados por nomes nacionalmente reconhecidos em diferentes áreas da SST. Também serão apresentados trabalhos científicos desenvolvidos a partir dos temas "Pessoa com deficiência e a SST", "Operacionalização da Lei Kiss", "Gestão e gerenciamento de riscos" e "SST no eSocial", definidos como principais pautas do evento. “O SulSST é uma iniciativa que surge para inovar o pensamento e as práticas do que deva ser a segurança e a saúde do trabalho”, destaca Karla Zavaleta (foto).

Os minicursos começam na manhã de quarta-feira e prosseguem até o final da tarde de quinta-feira, 25, quando à noite ocorre a abertura oficial do SulSST com o lançamento do 2º Concurso de Redação e Desenho sobre Segurança e Saúde e palestra sobre indústria 4.0 e a SST com Gil Giardelli, um dos maiores especialista em inovação e economia digital do país. Outros temas que serão abordados nas palestras são pessoas com deficiência e a SST, operacionalização da Lei Kiss, gestão e gerenciamento de riscos e SST no eSocial.

 

Abril Verde

 

O SulSST é realizado no Abril Verde, mês reconhecido, inclusive por lei estadual de 2017, como dedicado a ações para discussão e conscientização da sociedade sobre questões de saúde e da segurança nos ambientes de trabalho.

O evento termina no sábado, dia 27, véspera do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, dia 28, data que deu origem ao Abril Verde e foi instituída pela Instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para recorda a explosão, em 1969, de uma mina da cidade de Farmington (EUA), que vitimou 78 trabalhadores e ficou caracterizado como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.

 

Mais informações e inscrições em sulsst.com