Comunicação

Comunicação ver mais
15/03/2019 | Eventos

Concurso de redação e desenho sobre segurança e saúde será ampliado para mais municípios

A Fundacentro, a Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC) já estão mobilizados para a realização do 2º Concurso de Redação e Desenho sobre Segurança e Saúde nas Escolas. O lançamento oficial da segunda edição será na abertura do 1º Congresso Sul-Brasileiro de Segurança e Saúde do Trabalho (@SulSSST), dia 25 de abril à noite, no Maria do Mar Hotel, onde o SulSST ocorrerá de 24 a 27 de abril.
Uma das novidades já definidas é que, além de escolas públicas estaduais de Florianópolis, também poderão participar unidades da rede estadual das cidades de São José, Biguaçu e Palhoça, na Grande Florianópolis. Na quinta-feira, 14, à tarde, o engenheiro Carlos Alberto Kita Xavier e os técnicos Artur Carlos Moreira, Leonice Lima e Paula Sóllner, da Fundacentro-SC, estiveram reunidos na sede da fundação, no Centro de Florianópolis, para tratar do projeto.

Dia nacional

O concurso de redação e desenho surgiu para marcar a passagem do Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, celebrado em 10 de outubro. A escola Januária Teixeira da Rocha, do Bairro Campeche, foi a maior vencedora do 1º Concurso de Redação e Desenho sobre Segurança e Saúde nas Escolas. A cerimônia de premiação ocorreu em 10 de outubro do ano passado, no auditório da Justiça Federal, no Centro da Capital. "A prevenção deve vir de berço. Por um futuro mais consciente, com menos mortes no trabalho", destacou a presidente da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), Karla Zavaleta, que prestigiou a solenidade. 

Escola vencedora

A escola Januária recebeu R$ 7 mil para investir em reformas por ser a instituição com a maior participação proporcional do concurso, com 131 trabalhos inscritos, o equivalente a 100% de participação dos estudantes. Localizada na Rua da Capela, com ensino de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental, a Januária também conquistou o 1º lugar na categoria Desenho II com o aluno Davi Vigano Assunção e a professora Neusa Fermino. Além disso, a escola ficou em 2º lugar em Desenho I com a aluna Isabela Pinheiro de Mello que trabalhou sob orientação da professora Maria Inês Evaristo.

Restrito apenas a escolas estaduais da Capital, a primeira edição do concurso contou com a participação 16 instituições que inscreveram 1.829 trabalhos divididos entre 957 desenhos de alunos do Ensino Fundamental sobre o tema "A importância da Segurança e Saúde no Trabalho" e 872 redações de estudantes do Ensino Médio com o tema Segurança e Saúde no trabalho é importante?"

Saiba mais sobre a primeira edição do Concurso de Redação e Desenho sobre Segurança e Saúde em https://bit.ly/2A46PK4