Comunicação

Comunicação ver mais
31/08/2018 | Eventos

Curso de Pmoc em Chapecó recebe mais de 20 alunos

Vinte e um alunos de Chapecó e região, do Rio Grande do Sul e do Paraná participaram nesta quinta, 30 e sexta-feira, 31, do curso do primeiro curso de elaboração do Plano de Manutenção, Operação e Controle (Pmoc) de sistemas de ar condicionado realizado em Chapecó. O curso foi promovido pela Acest com apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Oeste (AEAO), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC) e Fundacentro.Ao longo de 16 horas/aulas, 

Os profissionais foram atualizados sobre os diversos aspectos da elaboração e implantação de um PMOC com o professor José Edson Basto, conselheiro da Acest, engenheiro mecânico e engenheiro de segurança do trabalho. OOOs profissionais foram preparados para fiscalização, projeto, instalação, supervisão e manutenção de equipamentos de climatização quanto à elaboração do plano. 

No dia 5 de julho, encerrou o prazo para edifícios comerciais e industriais adequarem-se à lei 13.589, que obriga a manutenção periódica dos aparelhos e sistemas de ar condicionado. Publicada no Diário Oficial da União em 4 de janeiro, o texto deu prazo de seis meses para adaptação às novas normas. Pela lei é necessária a execução do Plano de Manutenção, Operação e Controle (Pmoc) de equipamentos e sistemas de ar condicionado em edificações de uso público e coletivo com o objetivo de eliminar ou minimizar riscos potenciais à saúde dos ocupantes. "Só a manutenção não garante a qualidade do ar, como muitos imaginam. É preciso estar atento à operação e ao controle dos equipamentos", salienta Basto.

O próximo curso promovido pela Acest será o de Ergonomia no E-Social, que ocorrerá dias 21 e 22 de setembro, com 12 horas/aula, em Florianópolis. Mais informaçõs sobre mais esta capacitação podem ser obtidas pelo telefone (48) 3028-2652.