Comunicação

Comunicação ver mais
27/08/2018 | Eventos

Vice-presidente da Acest faz aula inaugural de pós-graduação da Unesc

O vice-presidente da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), Waldemar Pacheco Júnior, fez na sexta-feira, 25, à noite a aula inaugural do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unesc, em Criciúma. O curso recebe estudantes das mais diferentes cidades da região e engloba profissionais das áreas de engenharia, agronomia e arquitetura.

Pacheco fez a palestra “O Papel da Engenharia de Segurança de Trabalho nos Sistemas de Produção". Para ele, entre os princípios do engenheiro estão "criar, aperfeiçoar e aplicar", mas sempre integrando técnicas e sabendo lidar com o ser humano. “Precisamos criar soluções para contribuir com a segurança e a saúde do trabalhador. E estarmos sempre focados em inovar e melhorar para não cometermos o erro de sermos mais engenheiros no mercado que não contribuem efetivamente com a vida das pessoas”, destacou. 

Graduado em Engenharia Química, o vice-presidente da Acest tem habilitação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), obtendo os títulos de Engenheiro de Segurança do Trabalho (pós-graduação lato sensu) e mestre e doutor (pós-graduação stricto sensu) em Engenharia de Produção também pela UFSC.

Também estava presente na aula inaugural, que ocorreu no bloco O da Unesc, a supervisora dos cursos de pós-graduação de Engenharias e Tecnologias, Direito e Gestão, professora Cristiane Alves. Segundo Cristiane, o curso da Unesc é o único que oferece uma nova formação para os profissionais participantes e por isso ele possui conteúdo mais extenso. “A especialização oferece uma nova formação com habilitação junto aos conselhos, trazendo novas possibilidades. Desejo que todos vocês façam muito bom proveito desse curso que foi todo remodelado e atualizado para formar profissionais dinâmicos”, afirmou.

Entre os objetivos do curso está a habilitação de profissionais que elaborem programas de segurança exigidos pela legislação do Ministério do Trabalho e outras legislações estaduais e federais, além de programas de prevenção específicos. A especialização tem carga horária de 658 horas, com duração aproximada de 36 meses, sempre com aulas quinzenais, às sexta-feiras à noite e aos sábados, ao longo do dia.  

(Com apoio da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing da Unesc. Foto: Mayara Cardoso)