I SulSST

I SulSST

O 1º Congresso Sul-Brasileiro de Segurança e Saúde do Trabalho (SulSST), aconteceu de 24 a 27 de abril, no Maria Mar Hotel, em Florianópolis. O evento foi uma promoção da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC) e Fundacentro.

Após essa edição o evento se tornou uma referência para o setor no Sul do país.

O I SulSST teve dois dias (24 e 25) de pré-congresso, com minicursos de quatro e de oito horas, e dois dias (26 e 27) de congresso, além da abertura oficial (25 à noite), com palestras seguidas de debates com convidados especiais. No total foram 10 minicursos, sendo dois de oito horas e oito de quatro horas. E serão cinco palestras seguidas de mesas-redondas: a de abertura do evento, na noite do dia 25, e uma a cada turno dos dias 26 (manhã e tarde) e 27 (manhã e tarde).

O congresso contou com palestrantes reconhecidos no país na área de segurança e saúde do trabalho. No dia 25 à noite, o protagonista foi Gil Giardelli, um estudioso de inovação e economia digital. Difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, empreendedorismo social, ele vai falar sobre a relação entre a indústria 4.0 e a segurança e saúde do trabalho.

Na quinta-feira, as estrelas foram o médico sanitarista e do trabalho José Carlos do Carmo, que abordou a questão da “Pessoa com deficiência e a SST”, e o tenente-coronel dos Corpo de Bombeiros Militar de SC, Deivid Nivaldo Vidal, que falou sobre a operacionalização da lei 13.425, mais conhecida como Lei Kiss.

Na sexta-feira (27), as atrações foram o pesquisador da Fundacentro nas áreas de higiente ocupacional, segurança química e gestão da SST Gilmar Trivelato, que falou sobre “Gestão e Gerenciamento de Riscos”, e o pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Rogério de Oliveira, que tratou da questão do SST no eSocial. Após as palestras dos dias 26 e 27 ocorreram debates sobre o tema abordado com convidados especiais e com o público.

A programação também contou com a apresentação de trabalhos científicos.