Comunicação

Comunicação ver mais
31/10/2019 | Eventos

Acest, Fundacentro e Abpex promovem Seminário sobre Prevenção de Explosões e Áreas Classificadas.

Mais de 50 profissionais de diferentes áreas de atuação participaram nesta quinta-feira, 31, no auditório da sede da Celesc, no Bairro Itacorubi, na Capital, do Seminário sobre Prevenção de Explosões e Áreas Classificadas, promovido pela Acest, Fundacentro, Academia Brasileira para Prevenção de Explosões ( ABPEX) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

O evento contou com uma série de palestras e apresentações ao longo do dia, que abordar temas como histórico das áreas classificadas no Brasil e no mundo, tipos de explosões, o fim das explosões em terminais de grãos e silos, regularização e manutenção de plataformas e indústrias, prevenção e proteção de incêndios nas áreas classificadas, treinamentos exigidos pelas Normas Regulamentadoras 10, 19, 20 e 37 e conscientização de segurança com nitrato de amônio. Áreas classificadas são aqueles locais onde há possibilidade de formação de atmosferas explosivas quando há a mistura com o ar em proporções adequadas para acontecerem explosões de gases, vapores e poeiras.
“É o primeiro ano que conseguirmos trazer este assunto para discussão em evento, mas pretendemos ampliar esta discussão para os próximos anos com mais seminários e atividades sobre prevenção e áreas classificadas”, antecipou a presidente da Acest, Karla Zavaleta.

A programação foi aberta pelo presidente da Abpex e diretor da Project- Explo, Nelson Lopez, que fez uma contextualização história das Áreas Classificadas no Brasil e no Mundo. “Vou tentar passar para vocês informações e principalmente formação sobre este tema de alta relevância para a saúde e segurança do trabalho”, ressaltou, agradecendo o convite para participar do seminário.

“Há uma carência de capacitação nesta área. E este risco de explosões é bem presente em várias áreas de trabalho e não vem sendo tratado adequadamente. Sem dúvida, este é um evento muito importante para tratar este tema com profundidade”, observou auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho, Pedro Henrique Cruz.

“Este tema de muita relevância para a Celesc, que está sempre de portas abertas para capacitações de segurança e saúde no trabalho no país, e, especificamente, em Santa Catarina”. disse o engenheiro de segurança do trabalho da Celesc, Eduardo Soldatelli.
O seminário também contou com apoio das empresas Corbari, Projet—Explo, Fratex, Fike, Bradisa, Digisensor e Celesc. “Este seminário é importante para difundir e implementar conhecimentos técnicos da área. A Fundacentro não consegue fazer isso sozinho, por isso considera fundamentais parcerias como a deste evento”, ressaltou o representante da Fundacentro/SC, Leo Vinicius Maia Liberato.

 Clique aqui e veja as fotos do evento

#Acest #EngenhariaDeSegurançaDoTrabalho #Seminário #Prevenção