Comunicação

Comunicação ver mais
27/07/2018 | Eventos

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Hoje, 27 de julho, é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Mais do que uma data, trata-se de um momento para refletirmos sobre nossas rotinas e práticas e reforçarmos o conceito de que todos os dias, horas e minutos são de prevenção a acidentes de trabalho.

De acordo com dados de 2017, divulgados no final do mês de junho pelo Ministério do Trabalho, Santa Catarina é o 5º estado em multas por irregularidades em razão de omissão na prevenção a estes acidentes. Com 5.384 registros, SC está atrás apenas de São Paulo (12.180), Minas Gerais (10.537), Rio Grande do Sul (6.995) e Rio de Janeiro (6.617).

Para reduzir ainda mais estes números em Santa Catarina, a Associação Catarinensede Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest) está fazendo sua parte. Somente neste ano foram cinco capacitações realizadas e uma em atuou como apoiadora com uma média de 15 alunos por curso - número que a Acest está trabalhando para elevar, proporcionando mais conhecimento e segurança aos catarinenses, como está fazendo agora, ao abrir uma turma sobre elaboração de Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para ambientes climatizados em Chapecó nos dias 9 e 10 de agosto.

Campanha

No Brasil, um acidente de trabalho ocorre a cada 48 segundos e a aproximadamente cada quatro horas uma pessoa morre na mesma circunstância. Diante disso, desde o ano passado o Ministério do Trabalho lança no mês de abril a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), que em 2018 tem como foco o adoecimento ocupacional e a ocorrência de quedas entre trabalhadores durante o cumprimento de suas funções.

Confira o vídeo da Canpat 2018 clicando aqui

Além de prezar pelo bem-estar dos trabalhadores, a campanha é relevante porque, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o impacto das doenças e acidentes de causa laboral é equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB), que, no caso do Brasil, corresponde a prejuízos de R$ 200 bilhões por ano à economia.